Anestesia Local

O que é?
Consiste em adormecer apenas uma zona do corpo aplicando um anestésico local apenas nessa região.
Como?
Os anestésicos locais podem ser dados por injeção direta no local a anestesiar, ou aplicados através de colírios (gotas para os olhos), spray ou creme.
Estes medicamentos atuam impedindo que os nervos transmitam a sensação de dor ao cérebro.
A sua acção é limitada a uma pequena área.
Quando?
Esta técnica pode ser usada para evitar a dor durante um procedimento doloroso envolvendo uma área pequena do corpo, ou para aliviar a dor após uma cirurgia.
Habitualmente usada no dentista e para cirurgias superficiais envolvendo pequenas zonas como: excisão de quistos, tratamento do síndrome do túnel cárpico, etc.
Efeitos
Para além de inibir a sensibilidade à dor, o anestésico também pode diminuir a sensibilidade ao toque e causar sensação de formigueiro na zona anestesiada.
O seu efeito pode durar uma a várias horas.
Não têm nenhum efeito na consciência.
Riscos
Raro. Pode ocorrer se durante a picada com a agulha for puncionado um vaso sanguíneo inadvertidamente.
Extremamente raro, associado à utilização de doses elevadas. Os sintomas podem incluir um sabor metálico e dormência na boca, tonturas, zumbido e posteriormente convulsões, coma, paragem respiratória, arritmias e paragem cardíaca.
Muito rara. Perda de sensibilidade e/ou algum grau de fraqueza muscular nas zonas inervadas pelo nervo afectado. Este efeito pode persistir alguns dias ou semanas mas na maioria dos casos desaparece com o tempo.
Para mais informação consulte: Lesão Neurológica.