Lesão Neurológica

Consiste numa perda temporária da sensibilidade e/ou fraqueza muscular, que podem persistir alguns dias ou semanas, mas na maioria dos casos desaparecem com o tempo.

Uma lesão permanente é extremamente rara.

A lesão neurológica em contexto cirúrgico pode ter uma das seguintes causas:

  • Cirurgia (lesão intra-operatória)
  • Posicionamento durante a cirurgia
  • Uso de garrote
  • Anestesia loco-regional.

Durante a anestesia loco-regional que consiste na administração de anestésico local próximo de um ou vários nervos, a lesão pode ocorrer através de um de 3 mecanismos:

  • Trauma direto do nervo pela agulha ou cateter
  • Hematoma
  • Infecção.
Trauma direto

Quando a agulha toca num nervo pode causar uma dor intensa súbita mas isto não significa que o nervo esteja danificado. Não se deve mexer e deve avisar o anestesista para que ele possa resposicionar a agulha. 

O que pode causar lesão do nervo é a injeção de anestésico diretamente no nervo (que é evitável pois causa dor intensa e o anestesista irá reposicionar imediatamente a agulha).

Hematoma

É uma coleção de sangue próximo do nervo, que se acumula devido ao trauma de um vaso sanguineo durante a técnica. Uma pequena quantidade de sangue é comum e não causa lesão. Um hematoma grande poderia pressionar mais o nervo e causar lesão. 

Este é um acontecimento extremamente raro e pode ser necessária cirurgia urgente para drenar o hematoma.

Por esta razão não se deve fazer anestesia loco-regional se tiver alterações da coagulação que o predisponham para a hemorragia ou se não tiver parado medicação anticoagulante ou antiagregante plaquetária.

Infecção

Uma infecção relacionada com esta anestesia (extremamente raro se cumpridas as normas de assépsia), raramente pode causar lesão neurológica. Uma infeção como um abcesso no local da punção ou uma meningite devem ser tratados imediatamente.

Scroll to Top